TREINO PSICOLOGICO 1ª PARTE

Treino psicológico e técnicas
para a melhora da motivação de atletas





RESUMO

O objetivo deste estudo bibliográfico é conceituar o treinamento psicológico e exemplificar algumas técnicas para a melhora da motivação de atletas. Baseado em teorias existentes, este estudo pretende esclarecer e instrumentalizar profissionais de Educação Física com conceitos e técnicas de aprendizagem.

Uni-termos: Treino psicológico. Motivação. Atletas.


INTRUDUÇÃO

É comum no desporto de hoje em dia, atletas de alto nível técnico não obterem os resultados desejados em suas competições. Acredita-se que isto ocorre por muitos motivos, como: o nivelamento dos atletas, a exigência e pressão por resultados positivos, entre outros, por isso, cada vez mais se busca aprimorar e desenvolver novas técnicas. Dentre elas existe o treinamento psicológico.

No desporto são exigidas muitas capacidades dos atletas e infelizmente muitos profissionais ainda não têm o interesse em trabalhar o fator psicológico do atleta de uma maneira contínua, a fim de melhorar ainda mais sua performance. Segundo Weinberg e Gould (2001), por muitas vezes o treinamento psicológico é negligenciado por falta de conhecimento, percepção, falta de tempo ou à idéia de que as habilidades psicológicas são inatas ao ser humano e não podem ser treinadas. Becker Jr.(2002) ressalta, que o treinamento psicológico e o treinamento físico deveriam desenvolver-se juntos, até a formação de uma unidade, sendo que os programas de treino dos atletas devem levar em conta e integrar ambas as formas de maneira bem distribuída. O presente estudo pretende esclarecer a questão prática da motivação, com o auxilio de técnicas de treino psicológico.

TREINO PSICOLÓGICO

A incessante busca por fama, dinheiro e resultados milagrosos, fazem com que algumas pessoas não se beneficiem com os ensinamentos de um treino psicológico sério. Felizmente o treinamento psicológico vem aos poucos recebendo uma atenção especial da área científica nos últimos anos.

ESTUDOS SOBRE O TREINO PSICOLÓGICO

Em um estudo científico, Scalon et al (2004), concluiu que o treinamento mental (uma das técnicas de treinamento psicológico) é uma variável importante tanto para a melhora da performance, quanto para a aquisição de habilidades motoras. O Treinamento Mental deve, também, ser planificado e bem planeado, respeitando a individualidade biológica e psicológica de cada atleta.

Segundo Becker Jr. (2002) o treino psicológico proporciona ao atleta a aprendizagem, manutenção e aperfeiçoamento psicofísico. Para Perez (1995), o objetivo do treino psicológico é melhorar as habilidades psicofísicas que influem no rendimento desportivo, bem como nos protagonistas do meio (desportistas, treinadores e etc.). Essas habilidades são:

*

Organização da carreira desportiva;
*

Auto motivação;
*

Confronto de situações stressantes;
*

Controle da tensão;
*

Adaptação às cargas de treino e mudanças ambientais.

Nitsch (apud BECKER JR., 2002 : 14) afirma: “o objetivo e a meta do Treino psicológico é a modificação dos processos e estados psíquicos (percepção, pensamento, motivação), ou seja as bases psíquicas da regulação do movimento. Essa modificação será alcançada com a ajuda de procedimentos psicológicos”.

4 Comments:

  1. Anónimo said...
    Daniel Caetano
    Anónimo said...
    pedro leite
    Anónimo said...
    luís vicente
    Beltrame said...
    danny beltrame

Post a Comment



Designer: Douglas Bowman | Dimodifikasi oleh Abdul Munir Original Posting Rounders 3 Column